Há algum tempo as notícias relacionadas a Cyber-Crime estão em evidência nas discussões sobre segurança.
O foco das discussões são os riscos que sistemas como SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition) podem oferecer. Há algum tempo atrás eu escrevi um post sobre as características e vulnerabilidades dos sistemas SCADA. O filme Duro de Matar 4 trata a briga entre o governo americano e um hacker que é um ex-funcionário do governo que alertou sobre as falhas de segurança nos sistemas e não foi ouvido.
Se já chegou a tela dos cinemas não é de se espantar que os Estados Unidos já possuem áreas e projetos específicos para tratar e responder a incidentes desta natureza.
A CNN divulgou um vídeo de uma prova de conceito de um projeto chamado Aurora que é conduzido pelo Laboratório do Departamento de Energia de Idaho e acompanhado pelo departamento de Home Land Security dos Estados Unidos. O vídeo mostra o gerador se agitando e soltando parafusos, após isso a fumaça toma conta do ambiente. Tudo isso foi disparado através de um sistema SCADA.
A boa notícia é que o mesmo laboratório já executa estes testes há anos e o governo americano já possui um centro de segurança em SCADA no Sandia Labs.
O artigo da CNN gerou uma discussão no Slashdot que pode ser acompanhada neste link e o site tech-faq dá uma visão geral do que é o SCADA.
Um comentário:
Muito bom!
Postar um comentário