4 de outubro de 2007

FUD 2.0

Um termo bastante conhecido entre os profissionais de segurança é FUD (Fear, uncertainty and doubt - Medo, Incerteza, Dúvida). Este termo é usado pelos profissionais para influenciar decisões de compra ou implementações de serviços de segurança.

Usar FUD como justificativa para implementar segurança é pura incompetência e imaturidade do nosso segmento. Usar argumentos como: "Se você não implementar X, vai parar Y" só mostra nossa incapacidade de gerar valor ao negócio e mostrar métricas tangíveis.

Já que o mercado mostra uma dita WEB 2.0 como uma nova visão da antiga internet, porque nós não podemos criar o FUD 2.0 para nosso segmento.

O FUD 2.0 seria uma visão totalmente nova para conseguir o comprometimento do negócio com nossos objetivos e soluções. O acrônimo FUD (Fear, uncertainty and doubt - Medo, Incerteza, Dúvida) seria substiuído por: FUD (Feasibility, Usability, Dashboard - Praticabilidade, Usabilidade, Dashboard).

Qualquer iniciativa de segurança deve no mínimo ter o FUD 2.0, que seria as seguintes características:

Praticabilidade: conceitualmente o melhor dos mundos é uma gestão de alto nível com uma visão estratégica, tática e operacional, mas, antes de qualquer coisa, uma implementação deve ser prática e viável para a organização. Muitas vezes precisamos abrir mão do certo pelo justo. Isto é gestão de riscos. Quando colocamos todos os pontos necessários como mandatório estamos fazendo Compliance e não gestão de riscos.

Usabilidade: de nada adianta implementar vários controles se a organização não se adaptar e não se tornar parte da cultura da organização.

Dashboard: sim, segurança também deve mostrar seus indicadores, métricas comprovando a eficácia dos controles implementados. É necessário mostrar o valor que se criou ao negócio após a implementação de segurança.

Alguém deve estar se perguntando, qual é a grande novidade do FUD 2.0? Nenhuma! Existe alguma novidade na Web 2.0? Também não. Assim como a web 2.0 o FUD 2.0 é apenas uma visão mais adequada e buscando resultados melhores.

Nenhum comentário: