Algumas vezes você já pensou como a sua organização iria se comportar caso uma pessoa chave para o negócio não estivesse mais ocupando a posição que ele ocupa hoje?
Essa pessoa chave pode ser desde um técnico que é responsável por uma função chave e na qual a atividade é extremamente complexa e carente de profissionais capacitados até principal executivo ou dono da empresa.
Você pode começar o exercício pensando em uma situação normal, abre um processo de seleção, capacita uma pessoa para assumir a função e após algum tempo, erros e acertos, você substitui a pessoa chave.
Agora vamos ser mais pragmáticos! Por alguma infelicidade a pessoa chave não pode mais exercer sua função hoje, neste exato momento. O que pode acontecer? Sua empresa pode enfrentar uma séria crise e muitas vezes se quer se recuperar.
Portanto, sua organização precisa identificar as pessoas chaves e preparar um plano de sucessão. Isso é parte integrante de um processo de continuidade de negócios e pode garantir a resiliência da sua empresa em situações adversas.
O portal BNET escreveu um artigo sobre a elaboração de um plano de sucessão: Preparing a Sucession Plan
Nenhum comentário:
Postar um comentário