23 de outubro de 2007

Cyber-Crime

Há algum tempo as notícias relacionadas a Cyber-Crime estão em evidência nas discussões sobre segurança.

O foco das discussões são os riscos que sistemas como SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition) podem oferecer. Há algum tempo atrás eu escrevi um post sobre as características e vulnerabilidades dos sistemas SCADA. O filme Duro de Matar 4 trata a briga entre o governo americano e um hacker que é um ex-funcionário do governo que alertou sobre as falhas de segurança nos sistemas e não foi ouvido.

SCADA

Se já chegou a tela dos cinemas não é de se espantar que os Estados Unidos já possuem áreas e projetos específicos para tratar e responder a incidentes desta natureza.

A CNN divulgou um vídeo de uma prova de conceito de um projeto chamado Aurora que é conduzido pelo Laboratório do Departamento de Energia de Idaho e acompanhado pelo departamento de Home Land Security dos Estados Unidos. O vídeo mostra o gerador se agitando e soltando parafusos, após isso a fumaça toma conta do ambiente. Tudo isso foi disparado através de um sistema SCADA.

A boa notícia é que o mesmo laboratório já executa estes testes há anos e o governo americano já possui um centro de segurança em SCADA no Sandia Labs.

O artigo da CNN gerou uma discussão no Slashdot que pode ser acompanhada neste link e o site tech-faq dá uma visão geral do que é o SCADA.

Um comentário:

ERasmo disse...

Muito bom!