12 de abril de 2007

Business Continuity Plan, not Bullshit Compliance Plan

Algumas pessoas me perguntaram porque questionar tanto o profissionalismo e conteúdo disponibilizado em "terra brasilis" sobre BCP. Simples, para espetar e incentivar as pessoas a saírem da simples "rodinha de hamster" do BCI (Business Continuity Institute). A explicação para tantos profissionais utilizarem é uma só: o The BCI Guide descreve de forma simples os passos para a implementação de um processo de continuidade de negócios. Excelente documentação que recomendo a todos como ponto de partida.



Conhecer o The BCI Guide me torna um especialista em BCP? Não. Um especialista se faz do senso crítico e muito estudo e dedicação a vários temas que envolvem determinada ciência. Assim como The BCI Guide, qualquer outra fonte de informação como: 10 práticas profissionais; NIST 800-34; CISSP-CBK; e outras, deve servir como base para seu entendimento e implementação, não como características mandatórias e verdades absolutas.

O problema é tão sério que esses dias me deparei com uma notícia em português e na hora me perguntei: eu já li essa notícia! E realmente eu tinha razão (as vezes eu ainda tenho memória), a notícia havia saído no continuitycentral e os "autores" brasileiros haviam publicado a notícia sem a decência de divulgar a fonte. Sem contar os livros nacionais sobre o tema, não passam de um plano de projeto com MDM (Mesmo do Mesmo).

Me perdoem a sinceridade, mas, existem profissionais e profissionais, eu poderia citar vários nomes de profissionais competentes e que realmente buscam entender o tema, agora poderia também afirmar que 90% dos profissionais envolvidos com BCP não acrescentam nada ao tema e vivem de carteirada: "Já fiz mais de 20 projetos"; "Já escrevi um livro"; "Sou certificado"; "Trabalho com BCP a 20 anos".

Por isso eu, um jovem senhor de 27 anos, continuo estudando muito sobre o tema e questionando, criticando a postura de profissionais que não estudam, não compartilham conhecimento e trabalham para que o mercado seja refém de sua "expertise". Que por sinal foi adquirida a vários anos e está um pouco "enferrujada".

Um bom profissional se destaca pela sua competência, não por sua capacidade de esconder seus truques! Compartilhe conhecimento sempre, você tem muito a ganhar trocando experiências e informações. Com a maturidade você chegará a uma simples conclusão: quanto mais eu pesquiso e estudo, mais eu sei que nada sei.

3 comentários:

Fernando disse...

Boa tarde!

Por favor, estou tentando localizar um centro de treinamento que dê o curso mais a certificação no Brasil.

Aguardo.

Valdir Agnelli disse...

Concordo plenamente com você quando se refere a alguns frameworks que acabam sendo adotados como fontes únicas de consulta e por fim adotados como padrões. A cada dia que desenvolvo um trabalho em continuidade de negócios, vejo que as diretrizes para construção de um plano é apenas detalhe. Durante o desenvolvimento das estratégias de continuidade aprendo mais e mais com os profissionais das áreas de negócios.

Elias Wagner disse...

Fernando,

no momento não sei qual o centro credenciado no Brasil, mas você pode entrar em contato com o DRII e pedir esta informação.

Abs.