7 de janeiro de 2007

Security Developer

Um estudo do NIST (National Institute of Standarts Technology) aponta que 43% das vulnerabilidades em aplicações na WEB estão associadas ao PHP, O NIST atribui isso à utilização por profissionais amadores.

Eu classificaria como alienados, e não amadores. Porque alienados e não amadores? Porque muitos profissionais são profissionais de desenvolvimento e não dão a mínima para o resto.

Costumo dizer que para deixar um desenvolvedor feliz basta um acesso com perfil de administrador e um fone de ouvido para ele se isolar do mundo. Exatamente, se isolar, pois, muitos não sabem o funcionamento básico de um PC, muito menos conceitos de arquitetura e segurança.

A grande maioria dos desenvolvedores só se preocupam em codificar, criar código funcional e cumprir prazos. Basta pegar códigos em sites especializados como: www.phpclasses.org, www.planet-source-code.com entre outros, pode-se encontrar códigos fantásticos, mas, com erros básicos de segurança.

Tudo porque a maioria dos desenvolvedores ainda não se deu conta da necessidade de desenvolver código seguro ou não estamos conseguindo aplicar controles para mitigar isso.

Nenhum comentário: