Não estamos preparados para a comunicação clara destes incidentes, e como sabemos, um plano de comunicação adequado é essencial para um gerenciamento de crise adequado. Os problemas de comunicação poderiam ser evitados se investíssemos em um plano de comunicação em situações de crise.
Segundo o glossário da Defesa Civil: crise é uma manifestação violenta e repentina de ruptura de equilíbrio. Momento perigoso e decisivo. Situação que implica a ruptura da normalidade ou do equilíbrio dinâmico de um sistema e favorece sua desorganização.
Um plano de comunicação de crises eficiente deve possuir no mínimo os seguintes itens:
- Uma matriz de acionamento (call tree) com os principais contatos e ordem de acionamento;
- Uma equipe treinada e capacitada para uma comunicação adequada da crise;
- Definir os canais de comunicação para atingir cada público, considerando a comunicação interna e a externa;
- Estabelecer um canal exclusivo com o gestor da crise;
- Um número ou central de atendimento exclusivo para suporte a vítimas e envolvidos;
- Um vocábulo comum entre a equipe de comunicação e de fácil entendimento ao público envolvido;
- Um relacionamento adequado com autoridades externas como: bombeiros; hospitais; polícia; defesa civil e outros relacionados;
Além dos tópicos mencionados são imprescindíveis a clareza e transparência na comunicação, de nada adianta comunicar bem, se a mensagem não é verdadeira.
Como é possível ver pela internet, nossos incidentes estão servindo como base para estudos e estatísticas no mundo todo e nós, será que estamos aprendendo?
Crisis Communication Plan 1
Crisis Communication Plan 2
Glossário da Defesa Civil
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