23 de julho de 2008

Firebug - Um canivete suiço

Uma das ferramentas que eu mais utilizo quando estou desenvolvendo alguma coisa para WEB e analisando algum fonte buscando algum problema de segurança é o Firebug. O Firebug é um extensão que pode ser instalada em Firefox, Opera, Safari e Internet Explorer e acaba de ser anunciado que agora ele será mais um projeto da fundação Mozilla.

Esta ferramenta á fantástica e permite que você interaja com facilidade com objetos DOM, javascript e mais uma pancada de coisas relacionadas a layout e performance. Para quem gosta de desenvolvimento como eu, chega a viciar. Sempre que vejo alguma coisa interessante na WEB ou em determinada aplicação já mando logo um F12 (atalho para chamar o Firebug no Firefox).

Todo mundo sabe que depurar aplicações WEB não é a melhor coisa do mundo, javascript então eu fujo, mas o Firebug por si só facilita muito. Além disso ele possibilita que você utilize alguns plugins:


No youtube tem uma série de vídeos demonstrando o funcionamento, segue alguns:

Como usar o Firebug



Introdução a Debugging de aplicações que utilizam do recurso de AJAX


Um comentário:

Michael disse...

Descobri o Firebug a algumas semanas e estou perplexo!! hahaha muito bom mesmo!!