Meu amigo Eduardo Neves me enviou uma notícia bem interessante pra quem trabalha com BCP (Business Continuity Plan).
Notícia veiculada no G1
Uma operação no Aeroporto Internacional de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, vai simular um grande acidente com um Boeing 737-200. A simulação vai mobilizar forças civis, militares e de órgãos da segurança pública. Alunos do curso de resgate e de duas faculdades de enfermagem representarão os 'passageiros' do acidente.
A simulação, que acontece na próxima segunda-feira (19), vai encenar o combate a um possível incêndio na aeronave e resgate de vítimas. Acadêmicos da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e do curso de resgate dos Bombeiros serão os passageiros e terão os 'ferimentos' maquiados por alunos do curso de teatro da UCDB.
A operação está sendo preparada pelo Corpo de Bombeiros Militar em conjunto com a Base Aérea de Campo Grande, Infraero, unidades do Exército, Polícia Militar, PRF, Polícia Civil, Coordenadores de Defesa Civil do Estado e de Campo Grande, Samu, Hospital Regional e Santa Casa. Dois helicópteros serão usados para transportar as vítimas para os hospitais.
O exercício, segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Jonys Cabrera Lopes, busca estabelecer coordenação em atividades de gerenciamento de crises em acidentes e desastres de grandes proporções com o emprego do sistema Integrado de Comando de Operações de Emergência.
Na operação simulada, considerada de 'grande magnitude', serão empregados todos os meios, incluindo um Boeing 737-200. O resgate será encenado o mais próximo de uma emergência real, segundo o Corpo de Bombeiros. Os resultados do exercício serão usados para planejamento e treinamento, além de 'adequações de protocolo' entre as instituições envolvidas na operação para enfrentamento de situações semelhantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário