5 de setembro de 2006

Security Pendrive 2 (backup)

Como havia falado, eu já tinha meus dados criptografados, só precisava de uma "estratégia" de backup dos dados.

Primeiro vou explicar como ficou toda solução.

1 - Peguei meu mp3 player e criei três pastas:

  • TrueCrypt - Onde instalei o truecrypt;

  • Musica - Onde coloco as músicas que estou ouvindo;

  • Dados - Diretório onde criei o diretório criptografado;


2 - Criptografei o volume dados usando o truecrypt.

Agora vamos aos scripts de backup. Eu usei dois scripts já prontos, só alterei o que eu precisava, em breve com mais tempo devo aperfeiçoar.

Um script é do Vinicius Canto (esse entende um pouquinho de scripts vbs) e o outro baixei da net "Tom's Cool Backup Script".

O script do Vinicius fica monitorando quando é "plugado" um dispositivo mass storage (pendrive) na maquina.

Plugado o pendrive, o script "PendriveMonitor.vbs" chama o script "backup.vbs". O "pendrivemonitor.vbs" fica rodando direto no micro, o "backup.vbs" será executado sempre que você plugar um pendrive.

O "backup.vbs" vai perguntar se você deseja fazer backup dos dados do pendrive, se optar por fazer ele irá copiar a pasta F:\dados para C:\backup. Feito o backup ele dá um alerta e pergunta se você deseja verificar o log.







Eu mantive todos os créditos nos dois scripts caso vocês queiram copiar pastas diferentes é só alterar no script.

Código do PendriveMonitor.vbs

Nenhum comentário: