7 de outubro de 2005

Desenvolvimento

Quando falamos em desenvolvimento imaginamos aquela "confusão" generalizada, falar em processo para desenvolvedor é algo muito distante.

É possível desenvolver boas aplicações, com segurança, custo estimado, entregando o que o cliente realmente solicitou sem processos? O mercado já está aprendendo e está ciente que não é possivel fazer isso sem processos.

Mais porque os programadores ainda estão muito longe disso? Acredito que seja por conceitos errados que são divulgados a muito tempo. Desenvolver usando metodologia/processos é custoso e desnecessário, bom programador faz na raça.

Quem acredita que criar processos para desenvolvimento é caro e só se aplica em empresas grandes e com muitos recursos está um pouco enganado, para se conquistar o nível de maturidade 5 da CMM-I em pouquissimo tempo como estamos vendo ai no mercado é bem complicado e caro.

Mais usar metodologias conhecidas e criar processos é caro? Diria que não, hoje temos vasto material gratuito na internet. Um pouco de vontade você consegue iniciar o desenvolvimento aplicando metodologias e processos, isso leva tempo, precisa ir aferindo a efetividade dos processos implantados e adequando a sua necessidade, mais garanto que o custo é mais baixo do que perda de mercado por aplicações com custos e problemas acima do esperado.

A Softex têm um trabalho bem interessante a respeito de processos de software é o MPS.br baseado em normas ISO e no próprio CMM-I.

Para pequenas empresas e poucos desenvolvedores aconselho utilizar a XP (Extreme Programming) como metodologia, ao contrario do que muita gente pensa XP não é uma bagunça organizada ela simplesmente trás mais agilidade, documentação e principalmente clareza na comunicação entre equipe e cliente.

2 comentários:

Jose Silva disse...

A microsoft divulga a metodologia dela, que é bem legal:

http://www.microsoft.com/brasil/security/guidance/topics/lifecicle/sdl.mspx

Wagner Elias disse...

Bem lembrado VP, o mercado trata essa "metodologia" como guideline.

Abs.