12 de junho de 2008

Pen-test e metodologias

Qualquer atividade com certa complexidade e que envolva um conjunto de atividades que devem ser executadas de forma estruturada para que se alcance o objetivo desejado, necessita de um método claro e documentado.

Muitos profissionais citam alguns pontos negativos da utilização de uma metodologia:

  • Um método previamente descrito limita as ações/técnicas do analista;

  • Teste de intrusão é uma arte e não uma prática;


Eu vejo um certo desconhecimento do que é metodologia quando vejo citações como essa. Afinal, metodologia não é instrução de trabalho e sim uma descrição dos métodos para chegar aos resultados.

O que são métodos?

“A palavra método vem do grego méthodos, (caminho para chegar a um fim). O método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências observáveis, empíricas (ou seja, baseadas apenas na experiência) e mensuráveis e as analisar com o uso da lógica. Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência (Haddad).
Metodologia literalmente refere-se ao estudo dos métodos e, especialmente, do método da ciência, que se supõe universal. Embora procedimentos variem de uma área da ciência para outra (as disciplinas científicas), diferenciadas por seus distintos objetos de estudo, consegue-se determinar certos elementos que diferenciam o método científico de outros métodos (filosófico, algoritmo – matemático, etc.).”
Fonte: Wikipedia

Para que serve a Instrução de Trabalho?
“a mesma tem como função básica definir todo o funcionamento de um processo, para que os envolvidos entendam o mesmo de um forma só, considerando que todas as suas etapas são fundamentais, e quando no caso de uma auditoria o mesmo tenha os seus processos definidos e documentados e sendo o mesmo deverá realizar através de inspeção e ou auditoria interna se o mesmo processo atende o documento elaborado ou vice e versa.”
Fonte: ISO 9001

Esclarecendo este ponto, fica claro que um pen-test necessita sim de uma metodologia clara. Os seguintes pontos podem estar descritos na metodologia:

  • Quais as etapas serão seguidas para atingir o resultado;

  • Qual o papel de cada analista no processo;

  • Como será manuseada e armazenada as informações do cliente;

  • Como será divulgada informações confidenciais que forem identificadas;


Ao contrário de que alguns pregam, metodologia não é diferencial é obrigação, exija sempre que contratar um serviço de consultoria.

Um comentário:

» OSSTMM e ISO/IEC 15.408 dois problemas que nós mesmos criamos disse...

[...] e a necessidade de organizar e apresentar os resultados esperados pelo cliente. Já escrevi algumas idéias sobre metodologia em Penetration Test e também recomendo a leitura do documento SP 800-115 (Thecnical Guide to Security Testing) do [...]