20 de fevereiro de 2008

SAP Security

Eu nunca tive a oportunidade de desenvolver em ABAP (linguagem utilizada para desenvolvimento em ambiente SAP R-3), por isso uma coisa me deixava curioso. Em ambientes deste tipo é comum o desenvolvedor abrir a suíte de desenvolvimento (IDE) de qualquer máquina. Curioso e questionador como sempre fui, fiquei com uma dúvida durante algum tempo, existe algum tipo de controle na comunicação entre as máquinas que se conectam ao repositório de códigos?

Hoje lembrei e dei uma pesquisada no google. A IDE chamada SAPGui ou o ambiente de desenvolvimento SAP R-3 SAP@Studio Home se conecta a um gateway de serviços chamado ITS (Internet Transaction Server) e a comunicação é toda criptografada usando uma implementação de 3Des.

SAPGui

ITS - SAP

Aos curiosos como eu, segue uma referência.
http://www.erpgenie.com/sap/its/security.htm
http://www.erpgenie.com/sap/its/its_components.htm

Tenho muito interesse sobre segurança em ambientes SAP, quem quiser trocar informações estou a disposição!

Nenhum comentário: