11 de dezembro de 2007

Business Continuity and Incident Response

A coisa está ficando ótima para quem trabalha com Continuidade de Negócios. Calma, não estou falando que estamos ganhando rios de dinheiro ou que o mercado está bombando. Eu me refiro a quantidade de padrões que estão surgindo para embasar argumentos que muitas vezes ecoavam nos corredores sombrios das organizações e nada era feito.

O mercado está cheio de curioso, charlatão, marqueteiro, que diz conhecer Continuidade de Negócios, todos eles usam a famosa bomba de fumaça: Plano de Continuidade orientado a ISO 27001 e agora o mais novo hype, BS 25999.

Os mais informados sabem que nenhuma das duas lhe ajudará ou dará o caminho das pedras para desenvolver um processo de Continuidade de Negócios. A ISO 27001 apenas diz que você deve ter um plano, a BS 25999 é um sistema de gestão dos controles relacionados ao processo de Continuidade de Negócios.

Um profissional que conheça além de meia dúzia de Buzzword relacionados ao tema, agora tem dois padrões bem interessantes.

Série 28000 - Security management systems for the supply chain

Este padrão vem colaborar com os conceitos básicos de Continuidade de Negócios e segurança. Continuidade de Negócios deve gerenciar riscos com uma visão holística e segurança é transitiva. Do que adianta eu ter inúmeras soluções de alta-disponibilidade e contingência, se meu negócio pode parar se um fornecedor chave por algum motivo deixar de me fornecer?

ISO/PAS 22399 - Guideline for incident preparedness and operational continuity

Este padrão foi recebido com imensa alegria por mim. Sempre que eu tentei dizer que todo o processo de Continuidade de Negócios são controles de resposta a incidentes, achavam que eu era louco, que estava inventando moda.

Agora quem está dizendo é a ISO e não eu. Agora vou dar uma de louco novamente!

Todo profissional de segurança adora falar coisas como estas:


  • Não existe segurança 100%

  • Segurança é equilibrio



Se sabemos que, em algum momento um incidente vai acontecer, deve existir um equilibrio entre controles e procedimentos de resposta. Por que pouco se investe em Resposta?

Nenhum comentário: