Estou afirmando isso pois, ultimamente tenho visto atitudes no mínimo questionáveis de players de mercado. Ontem levantavam a bandeira do DRII (Disaster Recovery Institute International) e por motivos puramente comerciais começam a levantar a bandeira do BCI (Business Continuity Institute).
Ok, escolhas são escolhas! E quando não se aplica escolhas?
O DRII e BCI são as duas principais escolas sobre continuidade de negócios e ambas tem a mesma filosofia e práticas, com um único objetivo que é garantir a continuidade. Continuidade no sentido amplo da palavra, pois, a ciência se aplica a tudo não apenas a negócios.
Nunca vamos saber se as atitudes são devido a incapacidade intelectual ou falta de ética, mas, cabe a profissionais neutros e que atuam deixar claro questões como essa: BCI é continuidade e DRI é Recuperação de Desastres!
Eu começo com uma simples pergunta: você conhece as dez práticas profissionais do DRI e o The BCI Guide?
Se o profissional que faz tal afirmação estudasse um pouco mais essas duas fontes ele iria encontrar essas informações:
Professional Practices - DRII
1 - Project Initiation and ManagementQualquer profissional que tenha um pouco de boa vontade identificaria as práticas número 3 - Business Impact Analysis; Developing and Implemententing Business Continuity Plans; e Maintaining and Exercising the Business Continuity Plans. Essas três práticas só por seu enunciado já desmistificam tal afirmação feita por profissionais que desconhecem os institutos e a ciência continuidade de negócios.
2 - Risk Evaluation and Control
3 - Business Impact Analysis
4 - Developing Business Continuity Strategies
5 - Emergency Response and Operations
6 - Developing and Implementing Business Continuity Plans
7 - Awareness Programs and Training
8 - Maintaining and Exercising the Business Continuity Plans
9 - Crisis Communications
10 - Coordination with External Agencies
Se não bastasse uma simples análise superficial ainda podemos identificar também nos enunciados do guide do BCI a sinergia entre os institutos.
Good Practices Guideline 2007 - BCI
1 - BCM Policy and Programme ManagementO capítulo um do guide tem o mesmo propósito da primeira prática do DRI, que é basicamente definir um escopo para o desenvolvimento do plano e estabelecer um comitê de continuidade de negócios, além dos cuidados para implementação de um processo em uma organização.
2 - Understanding the organisation
3 - Determining BC Strategies
4 - Developing and Implementing a BCM Response
5 - Exercising, Maintenance and Review
O capítulo dois do guide tem o mesmo propósito das práticas 2 - Risk Evaluation and Control e 3 - Business Impact Analysis (aqui também temos sérios problemas de conceito, mas, isso fica para um outro post) do DRI, que é avaliar os riscos e identificar os principais processos de negócios que servirão como principal análise para a seleção de estratégia.
O Capítulo três do guide tem o mesmo propósito da prática 4 - Developing Business Continuity Strategies do DRI, que define que deve-se identificar e implementar soluções para atender os principais processos em situações adversas.
O Capítulo quatro do guide tem o mesmo propósito da prática 6 - Developing and Implementing Business Continuity Plans do DRI, que tem como objetivo implementar a cultura, processo de continuidade de negócios na organização.
O Capítulo cinco do guide tem o mesmo propósito da prática 8 - Maintaining and Exercising the Business Continuity Plans do DRI que tem como objetivo testar e exercitar o processo de continuidade e atualizar o plano mediante a novas demandas do negócio.
Bom, acho que consegui deixar as coisas mais claras por aqui. Sugiro que todos os interessados estudem as 10 práticas profissionais do DRI e o The BCI Guide para ter mais informações e não cometer gafes como essas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário