A bola da vez na lista de discussão CISSP-BR é a iniciativa brasileira em responsabilizar os clientes por ações de hacker contra usuários que usam o Internet Banking.
Existem argumentos convincentes e corretos de ambas as partes, partes que acreditam que o problema é do banco e outros que acreditam que o problema realmente é do usuário.
Discussões sobre qual o melhor controle a se implementar, se as campanhas de conscientização são úteis ou não, tudo isso é válido e enriquecedor para a comunidade de segurança, mas, acho que o grande mind-set, grande lição que devemos levar é: o usuário deve ter o pensamento orientado a riscos (risk-based thinking).
O usuário deve saber que, assim como atravessar a rua em uma avenida movimentada, o uso do Internet Banking também oferece seus riscos.
Talvez a movimentação toda tenha acontecido porque, os bancos só mostraram as caras pouco antes dessas decisões de responsabilizar o usuário pela fraude aparecer. Apesar de sabermos que existiam campanhas tímidas entre algumas entidades, nenhuma instituição financeira mostrava no horário nobre da televisão campanhas de conscientização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário