17 de outubro de 2006

Internet Banking, de quem é a culpa?

A bola da vez na lista de discussão CISSP-BR é a iniciativa brasileira em responsabilizar os clientes por ações de hacker contra usuários que usam o Internet Banking.

Existem argumentos convincentes e corretos de ambas as partes, partes que acreditam que o problema é do banco e outros que acreditam que o problema realmente é do usuário.

Discussões sobre qual o melhor controle a se implementar, se as campanhas de conscientização são úteis ou não, tudo isso é válido e enriquecedor para a comunidade de segurança, mas, acho que o grande mind-set, grande lição que devemos levar é: o usuário deve ter o pensamento orientado a riscos (risk-based thinking).

O usuário deve saber que, assim como atravessar a rua em uma avenida movimentada, o uso do Internet Banking também oferece seus riscos.

Talvez a movimentação toda tenha acontecido porque, os bancos só mostraram as caras pouco antes dessas decisões de responsabilizar o usuário pela fraude aparecer. Apesar de sabermos que existiam campanhas tímidas entre algumas entidades, nenhuma instituição financeira mostrava no horário nobre da televisão campanhas de conscientização.

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