31 de agosto de 2006

É mais informação do que preciso

Já faz um tempo que venho ouvindo comentários sobre, a possibilidade de serviços como o google utilizar o auto volume de informações sobre usuários que possui em causa própria.

Após a palestra de Gregi Conti na defcon, intitulada Googling I'm feeling (un)lucky, resolvi me questionar sobre o tema.

Realmente as informações podem ser utilizadas, mas, sinceramente acredito que, estas informações estão muito melhor protegida do que qualquer informação minha que eu disponibilizo para receita federal por exemplo.

Ou já esquecemos que nossos dados são vendidos em CD na Sta. Ifigênia; que um sonoplasta vende informações para o crime organizado por R$ 200; que a maioria das pessoas não toma o menor cuidado com informações sobre suas contas, extratos bancários?

Outras preocupações que acho FUD (medo, incerteza, dúvida): perfil no orkut, fotolog, blog e outras ferramentas de interação na web.

Hoje seu empregador pode saber informações suas usando o orkut. Qual o problema? Informações suas, inclusive as que estão no orkut, podem ser coletadas de várias outras formas.

Um pai pode divulgar fotos de sua filha no fotolog e um pedofilo pode se excitar vendo elas. Não que eu esteja fazendo apologia, ou achando isso normal, mas, esses infelizes podem fazer isso em qualquer lugar, inclusive na escola onde você paga uma fortuna e confia erroneamente, boa parte da educação dos seus filhos.

Conclusão: acho que está havendo uma visão errada. A visão deve estar na informação, essa sim deve ser disseminada adequadamente, ou técnicamente falando, classificada de forma adequada.

Nenhum comentário: