10 de março de 2006

CORE FORCE

Lendo um post no blog do amigo Augusto Paes de Barros, eu me me encoragei e fui testar uma ferramenta que havia me chamado a atenção, mas por apresentar alguns bugs eu acabei desistindo.

Hoje resolvi novamente testá-la, a ferramenta é a CORE FORCE voltado para segurança em desktops e free.

Inicialmente ela apresentou os mesmos problemas, após a instalação a maquina passou a levar uns 30 minutos para iniciar, ao iniciar quando começa a configuração básica para o funcionamento, ela ficou mais uns 20 minutos travada.

Passado está fase turbulenta a ferramenta atingiu todas as minhas expectativas, é impressionante a granularidade que se pode aplicar controles de segurança, em registros, arquivos, etc...

A ferramentas faz as vezes de personal firewall, mapeando todas as conexões, e o que gostei muito foi o monitoramento do registro e a função de TripWire. A CORE FORCE mantém uma base com assinatura de softwares conhecidos, quando você instala ele verifica. Na minha maquina ele informou estranhamente que meu Acrobat Reader não tinha assinatura válida, mais ele "atualizou", quando você adciona um novo software a política ele tem a possibilidade de ir até o site e baixar a assinatura.

A ferramenta trabalha com políticas onde você ajusta os níveis de segurança pré-definidos ou pode customizar. Ela disponibiliza uma função de aprender o que a sua maquina executa, ela não obteve bons resultados na minha maquina, após a instalação minha maquina não funcionava o Messenger, ao abrir ele simplesmente dava um erro de memória e fechava, fui até as políticas de softwares e liberei tudo, baixei a assinatura e eu consegui abrir o messenger normalmente mas não conectava, olhando as configurações ele havia mudado as configurações da conexão do messenger para conectar usando Socks, nenhum momento ele me informou ou pediu para configurar isso.

Essas são as minhas impressões sobre a ferramenta, os "problemas" apresentados podem acontecer somente na minha maquina, precisaria de testes em outros ambientes para chegar a um veredicto. Tirando esses contra-tempos a ferramenta é excelente e pode trazer bons resultados, apesar da customização ser um pouco custosa.

Tela Principal


Configurações Iniciais







Ajustes



Configurações de segurança









Diversos





CORE FORCE - http://force.coresecurity.com/index.php?module=base&page=main

3 comentários:

Anonymous disse...

Wagner,
Mas após os percalços a lentidão para inicializar e utilizar o computador ficou aceitável.

Henrique

Anonymous disse...

Faltou o "?" no final.

Wagner Elias, CBCP disse...

infelizmente não Henrique, a lentidão permaneceu. E não é um problema da minha maquina, porque já havia testado ele uma vez...

Uma pena a ferramenta é bem interessante.