13 de janeiro de 2006

Anti o que?

São controles e mais controles, e a coisa continua avançando e causando mais panico, pelo menos nos profissionais de TI, porque o usuário quase sempre nem se quer sabe dos riscos que está correndo.

Ultimamente as vulnerabilidades são cada vez piores, como os casos de imagens e WMF do Windows, sem contar o Plug And Play. O problema é um pouco pior quando falamos dos 0 days como o caso atual do WMF, a vulnerabilidade era extremamente crítica e o patch saiu aproximadamente uma semana depois, existia um patch não oficial, mas apesar do patch ser de quem era, eu não instalaria um patch que não seja do fabricante.

Se não bastasse os ataques a sistemas operacionais e aplicações, os principais alvos agora são as aplicações que são instaladas justamente para proteger, isso mesmo já existem várias vulnerabilidades em ferramentas de antivírus.

Então aqueles usuários e "administradores" despreparados estão literalmente colocando uma raposa para cuidar do galinheiro, muita gente ainda não se deu conta da importância de se atualizar sistemas operacionais e aplicações críticas como servidor de aplicação, banco de dados, quem dirá estar atento a vulnerabilidades que afetam os sistemas que ele instalou para protege-lo.

Atenção total a tudo que você instala em seu equipamento, procure sempre estar atento a bugs e patchs de atualização, inclusive para os dispositivos de proteção, firewall, antivírus, antispyware, etc...

Nenhum comentário: