9 de novembro de 2005

Fraude

Essa semana tivemos algumas notícias apresentadas atualmente na mídia que valem um post, apesar de eu não gostar nada do tema e achar que a mídia quase sempre é sensacionalista.

A mídia está inflando o ego dos "hacker" como ela mesmo gosta de chama-los, quando na verdade os ataques quase na sua totalidade são ocasionados devido a inocência e confiança dos usuários. Como disse Rafael Hashimoto na CISSP-BR essa semana, "Hackers de verdade faz tempo que eu não os vejo". O que temos hoje causando panico a usuários lesados em golpes na internet são chamados erroneamente de "programadores" como eu ouvi em uma matéria recentemente na televisão.

Quando eu digo que o usuário é o responsável pelo roubo de suas senhas eu vou explicar o porque. A pessoa mal intencionada envia e-mail, scrap no orkut (novidade), arquivos via MSN, ICQ e os usuários sem informação e mal educado como diria os mais enérgicos acabam instalando um arquivo em sua maquina que possibilita que a pessoa mal intencionada receba suas senhas sem esforço algum, tudo porque você foi desatento ou curioso.

Que programas são esses que os mal intencionados enviam para os usuários? Keyloggers, são essas ferramentas, basicamente ele captura tudo que você digita e envia para o mal feitor, lá estão suas senhas, conta corrente, usuário e tudo que você digita na maquina. Não esses programas não são desenvolvidos pelos mal feitores, eles existem a rolo pela internet. Segue exemplo, diga-se de passagem esse é um bem profissional, mas existem vários outros.


Nesse exemplo o keylogger capturou a palavra testes que eu digitei no notepad.

Portanto não sai clicando em tudo que você vê pela internet, evite qualquer coisa que você desconheça a origem, uma dica bem básica e que pode ser usada apesar dos teclados virtuais já serem vitímas de fraude é usar o teclado que o windows XP possui, nele você clica nas teclas do teclado ao invés de teclar.



Portanto de hacker não tem nada esses malfeitores, estelionátários, meliantes, mal fazejos ou qualquer outro nome que se refere as pessoas de má fé, pode ser usado qualquer termo, menos o termo hacker, que infelizmente é mal interpretado e por isso muitos profissionais de segurança tem evitado mencionar.

Um comentário:

Giancarlo disse...

Olá Wagner.
Boas estas observações. Isso não tem nada a ver com hackers.
O que me impressiona é a quantidade de dinheiro que este tipo de crime movimenta.
Já ouvi reportagens dizendo que é maior que a quantidade de dinheiro movimentada pelo tráfico de drogas no país.
Exatamente hoje (09/09/08) ouvi que um brasileiro foi preso no Japão por fraudes via internet e que este indivíduo, sozinho, movimentou algo em torno de 8 milhões de reais (ou dólares? não importa).
Como disse, os números são impressionantes e, como você disse, os hackers mesmo estão de fora e pobres também.. :)

t+
Giancarlo