30 de setembro de 2005

Dados a "salvo"

Ontem iniciei uma discussão na CISSP-BR sobre a confidencialidade e integridade das mídias de backup.

Hoje é comum empresas entregarem suas mídias para empresas especializadas em armazenamento de mídias. Essas empresas possuem infra-estrutura adequada para armazenamento, mais meu questionamento vai um pouco mais longe e o Rafael Hashimoto descreveu bem isso na lista.

Ok, transferimos a responsabilidade de armazenar as mídias para uma empresa com expertise e infra-estrutura adequada para armazena-las, mas, e o processo como fica? Já tive oportunidade de visitar algumas empresas e nenhuma delas tinha nenhum processo definido sobre essa modalidade.

A empresa retira as mídias com equipamentos adequados, recepientes que protegem as mídias de calor excessivo, chuva, humidade, etc... Mas, e as informações? Sei que existem alternativas, um box lacrado, somente a empresa dona da informação abre, a empresa de estore só armazena em local apropriado ou criptografar o backup, mais não vejo isso com frequência, geralmente as empresas entregam seus dados a terceiros sem a preocupação devida, existem contratos firmados entre as partes, mais contrato garante um vazamento de informação? Valores financeiros cobrem esse tipo de impacto na imagem da empresa? Eu acredito que não.

Sem contar outros problemas, como é feito os testes dessas mídias, com qual periodicidade, se é que é feito, são analisados e restaurados os backups?
Se alguém têm uma experiência mais agradável do que a que eu tenho tido nas empresas poderia compartilhar com a gente.

Nenhum comentário: