20 de agosto de 2005

Procurando entender...

Espiões, Jovens programadores, pesquisadores financiados por empresas fabricantes de antivírus, manifestantes, de onde vêm à infinidade de códigos maliciosos que batem em nossas portas todos os dias?

Cada dia causando mais danos e exigindo mais expertise dos usuários e administradores de ambiente. Esse mundo ainda têm muito a ser explorado, muitas coisas ainda continuam sem resposta.

O que é um Spyware? O que é um Malware? O que é um Trojan? O que é um Worm? Existem milhares de definições, qual é a correta ninguém sabe dizer. Sempre confiamos na fonte mais antiga e confiável, mais quem garante que ela é a correta? Ninguém.

O mais correto no meu ponto de vista é ter a simples definição “Código maliciosos”. Simples? O que é um código malicioso? É algo que me causa dano. Mas o que causa dano a você nem sempre vai causar dano a outras pessoas, hum... Entramos na mesma confusão das classificações anteriores.

Enquanto isso continuamos usando aquele arsenal de ferramentas, AntiSpyware, Antivírus, Personal Firewall e os mais avançadinhos ainda podem usar outras artimanhas como um TripWire analisando seus arquivos.

A verdade é que mesmo com tudo isso ainda não podemos fechar os olhos, as ameaças vão continuar e nenhuma ferramenta é 100% eficiente.

Vocês já experimentaram instalar vários antivírus? Cada antivírus que você instala encontra um vírus diferente e quando você formata a maquina e instala o antivírus e ele já encontra um vírus. Mesmo com o antivírus desatualizado e sem qualquer contato com a Internet. Será que isso é realmente certo?

E quando você baixa aquele AntiSpyware e ele varre a sua maquina e encontra inúmeras pragas, ele apaga 99% mas sempre sobram aquelas que você precisa da versão “PRO” que é paga. Será que isso é realmente certo?

Nenhum comentário: