A cada dia me pergunto de quem é a culpa das ameaças e porque os ataques aumentam em números assustadores todos os anos. Ainda não consegui apontar um culpado nessa história mais já sei que não vai diminuir tão cedo.
Os usuários sequer cairam em si que um e-mail é um envelope aberto na grande rede, e que seus dados podem facilmente serem interceptados e a indústria segue “construindo” novas caracteristicas baseadas em tecnologias insegura.
Se o e-mail é um problema o que podemos falar da dita convergência? Não sou contra a convergência, mas, gostaria que ela acontecesse baseada em coisas sólidas e bem planejadas, o que está acontecendo é que o número de implementações aumentam muito e os profissionais de security vão atrás remendando.
Pouca gente sabe a brecha que o Skype abre em sua rede, não estou falando na possibilidade de as conversas serem interceptadas, porque essa todo mundo sabe, as ferramentas e artigos do tipo “how to” pipocam na internet, falo de vulnerabilidades sérias na sua infra-estrutura de rede e controle de acesso.
As pessoas ainda não identificaram o risco do Skype em sí e a indústria já solta um aparelho wireless para skype. Imaginou? O skype inseguro junto com o wireless que apesar das mudanças de protocolos, algoritimos de criptografia e tudo, o sistema ainda é mal implementado.
E os sistema de CFTV (Circuíto Fechado de Televisão) que já eram mal planejados e não acrescentavam muito em modo analógico agora estão convergindo para IP. Que ótimo então aquele ladrão pé de chinelo acessa suas câmeras e faz o que quer com elas.
Quero meu atari e todas minhas velharias de volta.