Pronto, muitos vão achar que eu estou verdadeiramente louco. O que Sócrates tem a ver com segurança da informação?
Eu acredito que o tiozinho não tenha nada a ver, mas o seu método com certeza pode ser útil em muitas situações. Na minha humilde e questionadora opinião, não é possível responder a muitas das questões relacionadas a gestão de riscos com um checklist, ai que entra o barbudão. Sócrates utilizava um método para tirar as respostas de pessoas que achavam que entendiam algo, mas na verdade eram ignorantes no assunto.
O método socrático consistia em um dialogo onde ele ia fazendo perguntas simples, perguntas quais ele se mostrava estar concordando com as respostas dadas. Ao decorrer do diálogo ele ia fazendo perguntas mais complexas com base no entendimento que ele tinha das respostas dada anteriormente. Ao final do diálogo ele fazia a pessoa entrar em contradição e com argumentos dados por ele ela chegava a conclusão adequada do assunto proposto. Para a parte final Sócrates de o nome de maiêutica, ele fazia nascer as idéias. O nome é homenagem a profissão de sua mãe que era parteira.
Portanto, sempre que você se encontrar em situações onde alguem não tem uma visão clara de assuntos relacionados a gestão de riscos, use o método socrático para faze-la chegar a conclusão e conseguir atingir seus objetivos. Em entrevistas para entendimento de processos ou desenvolvimentos de planos e procedimentos funciona muito bem.
Mas cuidado, tenha pleno conhecimento do tema, como Sócrates tinha e não dê uma de Schopenhauer que quer ter razão a qualquer custo.
Um comentário:
Tenho como proposta de trabalho para meus alunos de 5ª série (9 a 10 aninhos) a escolha um assunto do interesse deles do mundo virtual. A partir disto devem mostrar como o método socrático de filosofar (ironia e maiêutica) poderá torná-los mais conhecedores desse assunto e mais capazes de ajudar os amigos.
Teu post servirá de introdução. :)
Postar um comentário